este espaço pode ser meu

Poliédrica também para ti

Na impossibilidade de, por boas razões, se ter derretido alguma disponibilidade para nesta altura canalizar criatividade para este grandioso e magnífico espaço, remeto para ricos apontamentos de outrem, que me parecem bastante pertinentes para quem trata dos assuntos das cidades. Retirado daqui. A saber:

«Quanto mais pólos a marca activar, mais rica é. A marca de uma cidade é poliédrica. Para se rumar a uma marca forte devemos ter uma proposta focada, clara, distinta, relevante e sustentável, uma história/narrativa atraente e apenas uma maneira de comportar (tom e estilo)», descortina, enquanto explica que os contornos gerais de uma city branding passam por «definir um plano estratégico e uma visão, criar colaboração máxima e compromisso de longo prazo».

(…) uma city branding não é um tema turístico: «Não se trata de criar um logótipo e uma campanha de comunicação. Nem se trata de sintetizar riqueza e diversidade num conceito amplo e inspirador.»

De acordo com o CEO da Summa, na criação de uma marca cidade há que ter sempre em mente «investigar, explorar os dados e a presença da cidade no mundo com profundidade, sem estereótipos ou banalidades, para definir de forma coordenada o plano estratégico e actuar». No final é importante dominar os seguintes pontos:

– ADN da cidade: a sua identidade específica e a sua cultura única (a essência que a distingue de todas as outras);

– A experiência autêntica que é capaz de oferecer ao mundo;

– Os valores partilhados pelos seus habitantes;

– Os activos ou dimensões que a podem valorizar;

– As outras cidades que competem pela mesma imagem mental e pelos activos com que conta;

– Construir uma narrativa baseada na identidade da cidade;

– Incorporar todos os públicos-alvo na construção da marca. Deve ser um projecto colaborativo com os cidadãos, empresas, agentes, organizações públicas. Necessita de consensos e participação;

– Definir os activos e embaixadores da marca.

Quer ser o primeiro a receber o próximo artigo?

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *