escritos de Pedro Silva

proibido pisar a grama

16 Maio 2013

“O parque das Abadias é um dos maiores jardins da Figueira da Foz. Com um enorme espaço verde que quem por ele paça dá uma enorme vontade de dar uma caminhada por ele. É excelente para relaxar com a família e passar um momento agradável. E para quem tem crianças que tal levar uma bola e jogarem com elas ? Podem fazer muitas brincadeiras com elas .Mas enquanto elas brincam os pais que gostam de tar na linha, tem equipamentos desportivos que podem usufruir sem qualquer tipo de custos.”

O texto acima é um dos muitos disponíveis na internet a falar maravilhas do maior parque verde da Figueira da Foz. Com uns pontapés no português pelo meio, a autora em questão avalia o parque das Abadias em 95%. É bom saber que ainda há quem, mesmo sendo de fora, dê valor a tão emblemático espaço. E é pena que nós, figueirenses, não o façamos e tão pouco saibamos tirar partido e proveito da excelência de um enorme parque verde. Nova Iorque tem e usufrui. Londres tem e usufrui. Amsterdão tem e usufrui. Qualquer cidade, pequena ou grande, tem e usufrui. Coimbra já tem e usufrui. A Figueira tem. E aprecia, ao longe, a sua magnitude e beleza. Mas não lhe toca. Nem tão pouco usufrui.

O parque das Abadias é o maior jardim da Figueira da Foz. Com um enorme espaço verde que quem por lá passa dá uma enorme vontade de dar uma caminhada por ele. No entanto, poucos há que o façam. É excelente para relaxar com a família e passar um momento agradável. No entanto, não se vislumbram famílias mais ou menos agradáveis ou passar momentos agradáveis no maior jardim da Figueira. E para quem tem crianças, que tal levar uma bola e jogar com elas? Já lá vai o tempo. Mas podem fazer muitas brincadeiras com elas. Podem, mas não há crianças a brincar no parque das Abadias. Mas enquanto elas brincam (ou não) os pais podem usufruir de equipamentos desportivos sem qualquer tipo de custos. Podem, mas o equipamento desportivo sem qualquer tipo de custo é brincadeira de crianças. E às crianças, já se sabe, só lhes é permitido usufruir do parque infantil do parque das Abadias.
O espaço verde, o grande espaço verde, por muito que nos custe, está abandonado. Um abandono que só não é mais notado porque é verde, e bonito. Ao longe.

Devolvam-nos as Abadias, por favor.

já que aqui estás