Antes de responder a essa questão, que eu acho muito pertinente, até porque o convidado de hoje é precisamente o António Rafael, eu vou tentar explicar às pessoas a dificuldade que tenho em responder a essa questão que tu teimosamente me colocas depois de me chamares ao palco.
Quando eu peguei no dossier António Rafael, e à semelhança de outros dossiers relativamente a outros convidados, a primeira coisa que fiz foi ir à página de Facebook do Dez e 10 tentar perceber quem era o António Rafael. E na página de Facebook do Dez e 10 está escrito assim:
– É o actual presidente da Associação Colectividades da Figueira da Foz, entidade que ajudou a fundar em 2001.
– Enquanto presidente do Grupo Recreativo Vilaverdense, foi um dos obreiros da construção do pavilhão polidesportivo e assinou várias edições do Grande Prémio de Atletismo de Vila Verde.
– É militante do Partido Comunista Português, sendo presença assídua nas listas daquele partido à Freguesia de Vila Verde.
Ora, isto pareceu-me manifestamente pouco. E pensei “eh pá, apenas com estes dados eu não vou a lado nenhum”. O que é que eu fiz? Fiz o que faço nestas situações. Mandei uma mensagem a um amigo meu jornalista.
– Jota, estás bom? … posso fazer-te uma pergunta? Quem é o António Rafael?”
Ele respondeu-me o seguinte:
– lol
– É o presidente da Associação Colectividades da Figueira da Foz
– É especialista em organizar provas de atletismo
– É militante do PCP Ora, eu que esperava uma informação muito mais pormenorizada de alguém que se diz jornalista, fiquei precisamente na mesma. E fiz-lhe ver isso
– Não tens mais nada??”
E ele responde
– Fala com o Ricardo Santos. O Ricardo sabe muito mais sobre ele! (e eu sublinho aqui o “muito mais”)
E eu liguei ao Ricardo hoje de manhã. “Ricardo, o que é que me podes dizer sobre o António Rafael?” E o Ricardo respondeu assim:
– O António Rafael é o presidente da Associação Colectividades da Figueira da Foz, que ajudou a fundar em 2001.
– Enquanto presidente do Grupo Recreativo Vilaverdense, foi um dos obreiros da construção do pavilhão polidesportivo
– Costuma organizar provas de atletismo
E eu “só isto??”. E o Ricardo “Se me lembrar de mais coisas ligo-te”. E desliga. E 1 minuto depois liga e diz assim “ah, já me esquecia! Ele é militante do Partido Comunista Português!”.
Portanto, eu acho que não há mesmo mais nada a dizer sobre o António Rafael.