15 Agosto 2013
É possível que nunca tenha ouvido falar em Jason Roberts. Jason Roberts é um músico texano de 38 anos, habituado a tocar em locais sombrios e desleixados da cidade de Dallas. Certo dia conheceu um urbanista a quem confidenciou a sua preocupação sobre bairros repletos de edifícios abandonados e zonas degradadas. Juntos concluíram que não é tremendamente difícil criar um espaço agradável onde as pessoas possam passear ou andar de bicicleta.
O que faltavam nesses bairros eram precisamente espaços com essas condições, e nesta base lançaram a ideia de cuidar de uma rua, dos edifícios e da sua comunidade em apenas 30 dias, em vez de esperar que as entidades (in)competentes o fizessem em 30 anos.
Deslocaram-se para uma zona da cidade repleta de edifícios vazios e ruas desleixadas e numa semana limparam as ruas, pintaram ciclovias, instalaram iluminação, colocaram vasos com plantas e outros objectos urbanísticos de decoração. Abriram um quiosque de café, uma galeria de arte e uma florista. Além disso, imprimiram todos os regulamentos e leis que estavam a infringir de modo a renovar todo aquele espaço, e colaram-nos nas janelas dos seus novos estabelecimentos. Na manhã em que revelaram a “sua” nova rua esperavam ser atirados para trás das grades. Em vez disso, o líder da cidade veio ao local e perguntou “Mas por que raio é que nós criámos todas estas leis tão restritivas??”.
Em poucos dias os espaços vazios foram arrendados, os pesados regulamentos locais começaram a ser retirados e fundos públicos tornaram-se disponíveis de forma a tornar possível a transformação de outros locais.
Estamos à espera que alguém faça do nosso bairro, da nossa rua, o local em que sempre sonhámos viver. Como todos pensamos assim, não resta ninguém para o executar. A Associação de Dinamização e Promoção do Bairro Novo formou-se para dar esse passo em frente. Com sucesso ou não, só o tempo o dirá. Mas que ninguém duvide que o caminho é esse.