escritos de Pedro Silva

En Renkli Eylem*

5 Fevereiro 2014

Huseyin, Beyoglu e Findikli. Decore estes nomes, caro leitor, para um dia poder passar esta história aos seus filhos e netos.
Huseyin Cetinel é um cidadão turco, de 64 anos de idade, que vive na província de Beyoglu, em Istambul. Este engenheiro reformado decidiu, num belo dia de Agosto do ano passado, pintar de forma bem colorida as cinzentas escadarias Findikli, uma das muitas que fazem a ligação para as sete colinas de Istambul. Isto para quem sobe, claro.


Segundo contou mais tarde Huseyin, a sua motivação não se deveu a qualquer movimento activista, mas apenas ao simples desejo de emprestar uma boa dose de cor, diversidade e criatividade a uma zona fria e cinzenta da cidade e, acima de tudo, fazer as pessoas sorrir.
Horas mais tarde, a agora escadaria colorida surgia como pano de fundo a inúmeras fotografias, colocadas nas redes socias por habitantes locais e turistas estrangeiros.


A deliciosa história do senhor Huseyin e da colorida escadaria Findikli da província Beyoglu poderia ter terminado aqui. Mas não. Dias mais tarde, os responsáveis do município de Beyoglu decidiram mandar repintar a escadaria Finndikli, onde Huseyin tinha gasto quase mil euros em tinta. A escadaria, outrora fria e cinzenta, e após uma cirurgia estética aparentemente bem sucedida, voltou a ganhar o seu aspecto original. Para alguns, tratou-se de mais um sinal da intolerância por parte de um governo com tiques autocráticos, contra o qual se haviam manifestado veementemente meses antes. Temeram-se novos protestos e fortes retaliações. Mas foi então que algo de extraordinário aconteceu.
Em Istambul, e um pouco por toda a Turquia, as pessoas saíram à rua e iniciaram um enorme protesto, simultaneamente silencioso e colorido, pintando escadarias, muros e passeios com as cores do arco-irís. O resultado foi, para além de extremamente colorido, inesperadamente contagiante e imensamente inspirador. Um brilhante e criativo movimento de solidariedade, união, coragem e espírito participativo. Um extraordinário exemplo de atitude proactiva. E a demonstração que o inconformismo não vence guerras, mas derruba estigmas. Promove a cidadania individual em prol da comunidade em particular e da sociedade em geral. Sem armas, sem lutas, sem ofensas. Por vezes, apenas com um balde de tinta.
As escadarias Findikli, essas, voltaram a ter um aspecto colorido, desta vez com a ajuda de trabalhadores do município de Beyoglu. Huseyin conseguiu fazer sorrir. Huseyin, Beyoglu e Findikli.

*o protesto colorido

já que aqui estás